Plantas resistentes ao sol para dar as boas-vindas ao verão

O verão está a chegar e se queres ter um jardim bonito e saudável, seja interior ou exterior, este artigo é para ti.
23 jun 2023 min de leitura

O verão pode ser o melhor amigo dos seres humanos, mas nem sempre é o melhor amigo das plantas e flores. Muitas delas acabam por apresentar folhas secas e amareladas devido à exposição direta aos raios solares ou provocadas pelo excesso de água. Estas situações poderão revelar-se numa autêntica dor de cabeça para os amantes destes seres tão coloridos.

  1. Plantas resistentes ao sol para varandas com muita luz
  2. Plantas de interior que gostam de sol direto
  3. Plantas que necessitam de pouca água durante o verão
  4. Cuidados a ter com a rega de plantas e flores no verão

Para solucionar todos os problemas, reunimos algumas das espécies de plantas mais resistentes ao sol forte, que vão sobreviver ao verão de uma maneira segura e surpreendente. Antes sequer de fornecermos qualquer dica, é importante prestar atenção às necessidades individuais de cada planta. 

Plantas resistentes ao sol para varandas com muita luz

Plantas para varandas com muita luz
Freepik

Se estás a pensar dedicar as tuas férias de verão para a decoração de uma varanda com plantas resistentes ao sol, deverás escolher plantas que gostam de muita luz e calor. Deves apostar por plantas de sol porque são capazes de se adaptar bem a solos áridos, que não precisam de estar demasiado drenados.

  • Herbáceas: conhecidas pelos seus caules macios e por medirem menos de 1 metro, as plantas herbáceas adoram o sol intenso, embora possam secar após o fim da estação. Podes decorar a tua varanda com margaridas, sálvias, anchusa undulata ou tripa-de-ovelha ou morrião-vermelho; 
  • Suculentas: resistentes ao sol e à seca, podes decorar a varanda com catos, assim como plantas suculentas como babosas, planta jade, cheverias, planta-fantasma ou senecio rowleyanus. Esta última, também conhecida como colar de pérolas, é uma das plantas mais peculiares que irá despertar a atenção dos vizinhos;  
  • Árvore do viajante: a Ravenala madagascariensis não será a melhor opção para varandas pequenas, mas fica bem noutras de grandes dimensões ou até em terraços amplos. Caracteriza-se pelas suas folhas exóticas e adora sol intenso, garantindo a aparência tropical do exterior.
  • Bananeira de jardim: se estiveres à procura de uma árvore mais exuberante, podes optar por uma bananeira de jardim bastante vistosa, e que poderá trazer alguma privacidade ao teu gigantesco terraço;
  • Palmeiras de pequeno porte: a palmeira areca, a palmeira leque, a palmeira-cascata ou a palmeira-rabo-de-peixe são de pequeno porte, não vão além dos 3 metros e, por isso, adaptam-se bem a varandas com muita luz. 

Plantas de interior que gostam de sol direto

Plantas de interior
Freepik

Se algumas plantas adoram sol e ficam bem no exterior, outras, pelas suas dimensões mais compactas, ficam bem também em ambientes interiores. Irão perfumá-los e enchê-los de muita cor. 

  • Lavanda: as flores roxas e o seu aroma relaxante vão adicionar tranquilidade à tua casa. Podes colocá-las junto à janela de um dos ambientes com sol direto, mas não te esqueças de drenar bem o solo;
  • Estrelícia: pode parecer impossível, mas consegues colocar estrelícias em casa se tiveres divisões bastante espaçosas. Comuns na Ilha da Madeira e nos Açores, estas plantas adoram sol e vão dar mais cor à tua casa; 
  • Dracena de Madagáscar: enquanto estiver na sua fase de crescimento, esta planta conhecida pelas folhas estreitas e pontiagudas vai ficar bem em grandes salões. Quando começar a ficar maior, uma vez que pode atingir os 5 metros de altura, deves colocá-la no teu quintal; 
  • Espada de Santa Bárbara: com forma espessa, a espada de Santa Bárbara consegue sobreviver à exposição solar intensa. Distingue-se da espada de São Jorge pela sua firmeza e pela cor amarelada que circunda as suas folhas;
  • Plantas aromáticas: perfeitas para aromatizar a casa durante o verão, as ervas aromáticas sobrevivem bem dentro de casas com muito sol. Podes plantar aromáticas como o alecrim, tomilho, manjericão e orégãos e aproveitá-las para temperar os teus pratos.

Plantas que necessitam de pouca água durante o verão

Rosas silvestres
Freepik

A maioria das plantas já referidas não precisam de muita água durante o verão, mas existem também aquelas que suportam bem a estação quente e que são bastante resistentes a longos períodos de seca.

As rosas silvestres, por exemplo, vão precisar de 6 a 7 horas diárias de luz para crescerem deslumbrantes. São uma espécie de arbusto perene que podem surgir em várias tonalidades. 

Símbolo de luz e alegria graças ao tom amarelo, os girassóis também sobrevirem ao sol, acompanhando o seu movimento natural. Mas atenção porque sobrevivem melhor em espaços com temperaturas entre os 20 e os 25°C. Outra planta resistente ao calor e seca é a buddleja, que atrai borboletas, requer pouca água e pode atingir uma variedade de cores, como roxo, rosa, branco ou laranja. 

Cuidados a ter com a rega de plantas e flores no verão

Regar plantas no verão
Pxhere

Mesmo as plantas que amam um banho de sol precisam de ser regadas. Moderação acaba por ser uma palavra de ordem durante o verão, sobretudo para as plantas que passam mais tempo dentro de casa. 

Damos-te, a seguir, três passos para que consigas manter as plantas saudáveis: 

  • Perceber as necessidades da planta: deves responder às necessidades específicas destes seres vivos de uma maneira atenta. Algumas plantas podem precisar de rega mais frequente. 
  • Verificar a humidade do solo: deves colocar a mão no solo, 2 a 3 centímetros abaixo da superfície. Caso se mantenha húmida não vais precisar de regar. Se estiver seca, então deves proceder à rega da planta. 
  • Não regar durante o dia: no verão não deves regar durante as horas de sol, mas sim durante as primeiras horas da manhã e/ou ao anoitecer, consoante a planta. Desta forma estarás a prolongar a longevidade das tuas plantas flores, árvores e arbustos. 

Uma das melhores soluções de rega para o verão é o sistema gota‐a‐gota, que vai ajudar-te a poupar água e evitar desperdícios. Ao seguires estes conselhos e cuidados adequados, estás no caminho certo para ter um jardim sempre florido com as tuas plantas e flores resistentes ao calor.

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.